Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de agosto de 2018

UMA REFLEXÃO SOBRE O CRISTIANISMO COMTEMPORÂNEO


 Durante todo o processo de amadurecimento do cristianismo, desde a igreja primitiva, observamos que não é possível separar sua história da história da humanidade e vice-versa, mas é fato que os acontecimentos sociais, políticos e econômicos mudaram o cristianismo original, por uma questão de sobrevivência. Não havia como o cristianismo se manter inflexível diante de todos os acontecimentos destes quase dois milênios, a mudança radical, mas que também foi processual do modo de vida do homem, bem como o alcance de sua liberdade de ler e interpretar a bíblia e os ensinamentos de Cristo foi essencial para que houvessem grandes mudanças e dissensões dentro do movimento cristão, mudanças estas que não considero maléficas, mas bem pelo contrário considero justamente fatos essenciais para o amadurecimento de uma religião, que na minha opinião é a mais importante do mundo, que mudou a história de um modo permanente, pois esteve envolvida de forma muito intensa no núcleo dos mais marcantes e decisivos fatos históricos da humanidade.
 Agora o cristianismo em todas as suas vertentes, linhas de pensamentos e diferentes placas de igreja continua relevante dentro da sociedade mundial, no entanto no mundo extremamente moderno e veloz que vivemos, temos a grande responsabilidade, como teólogos, de mostrar um evangelho prático, que procura fazer algo real pelas pessoas, como Jesus sempre o fez, um evangelho abstrato, focado no porvir e na certeza de uma eternidade dos salvos, um evangelho que mantém os ensinamentos originais de Cristo, pois é claro que tem que haver uma adaptação ao ambiente social e cultural que vivemos, no entanto vemos com muita tristeza igrejas que por uma questão estatística e numérica de membros, dizem somente o que é agradável e prometem uma absoluta prosperidade, sem nem mesmo se preocupar com a vontade de Deus. Vemos igrejas cheias de pessoas que não tem compromisso com Cristo ou nem mesmo tiveram uma experiência de salvação genuína, mas são cambistas de favores de Deus.
  O cristianismo contemporâneo, a meu ver, precisa tratar questões importantes da vida secular das pessoas, mas não podemos esquecer que a ideia fundamental sempre foi e sempre será a salvação do homem, salvação esta que quando verdadeira muda as concepções errôneas impostas por uma sociedade corrupta e fria, transforma o coração de pedra que não dá valor à vida, em especial à dos outros, em um coração de carne capaz de amar e respeitar a si próprio e aos outros. Vejo que o maior desafio que enfrentamos nos dias de hoje é alcançar o ensino cristão original, através de um testemunho de vida, através de uma experiência vivida, não tendo os olhos fechados para as análises críticas, respeitando o direito de cada um em discordar ou pensar de modo diferente, desde que não se venha ferir os ensinamentos bíblicos, para que a mensagem de Cristo seja anunciada e levada a todos sem desvios ou tendências que promovam algum benefício próprio para alguém ou para algum grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário