Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de agosto de 2018

O ESTATUTO CIENTÍFICO DA TEOLOGIA

Relação entre Teologia e as demais ciências

  Durante a história da evolução científica da humanidade, houve um tempo onde a Teologia assumiu uma posição de hegemonia, uma posição não só de destaque, mas também exercia grande poder sobre as demais ciências deste período. Este período chamado essencialmente de era cristã tinha a Teologia como referência absoluta para aas demais ciências, isto porque todo o conhecimento “revelado” por Deus ao homem não poderia em hipótese alguma ser questionado pelas outras ciências, desta forma a mãe de todas as ciências era a Teologia.
Com o advento da ciência moderna, que nada mais é que uma ciência pautada no empirismo, ou seja, só é ciência genuína aquela que pode ser experimentalmente provada em uma relação bem definida de causa e efeito. Neste período a Teologia perdeu totalmente o posto de principal ciência e enquanto cada ciência passou a ter autonomia em suas áreas de conhecimento a Teologia chegou a ter seu título de ciência fortemente questionado.
Finalmente em tempos mais recentes, onde a Teologia começou a se preocupar com embasamentos científicos para provar sua veracidade, em especial no caso do cristianismo a confrontação dos textos bíblicos com fatores históricos, geográficos, bem como conhecimentos paleontológicos, arqueológicos e sociológicos tornou agora a teologia aceita no campo da área de conhecimento humano.

Teologia sendo considerada ciência

  A teologia só pode ser considerada uma ciência se sua linha de estudos estiver em consonância com a interpretação das situações e figuras apresentadas de forma que este simbolismo possa contribuir para um melhor entendimento por parte do homem daquilo que é a mensagem de Deus para sua vida. A bíblia não foi escrita com o objetivo de ser um livro de conhecimentos científicos e nem tem a pretensão de ser irrefutável cientificamente.
   Deste modo fica claro que o conhecimento que a aquilo que a humanidade pode apreender através da teologia nunca será exato ou experimentalmente comprovado, mas sempre será uma experiência de sentidos, propiciada pela hermenêutica de todos os símbolos da fé cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário