Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de agosto de 2018

OS NÍVEIS DO DISCURSO TEOLÓGICO

 Como em qualquer área do conhecimento, a teologia possui áreas de aplicação em vários níveis, conforme a profundidade do conhecimento apreendido. Não podemos nos deixar levar por uma crença do senso comum que classifica estes níveis por ordem de superioridade ou importância, pois de uma forma prática há uma correlação entre estes níveis e também cada nível é importante para a apreensão do conhecimento teológico para uma parte específica da população de forma geral.

Nível popular do discurso teológico 

  Se concentra na população considerada leiga, do ponto de vista acadêmico, e que também não tem a responsabilidade de transferir o conhecimento teológico para grandes públicos. Na maioria das vezes o conhecimento é adquirido por experiências do cotidiano, através da leitura da bíblia e também de palestras ou pregações assistidas. Apresenta uma linguagem simples de fácil entendimento, abrangendo também a grade maioria da população ligada de uma forma ou de outra ao conhecimento teológico.
Não tem pretensões e nem metodologias científicas de nenhuma espécie, visa compartilhar o conhecimento adquirido através de experiências vividas com Deus, com a bíblia e com outras pessoas.

Nível pastoral do discurso teológico 

  Se concentra em uma população por vezes leiga do ponto de vista acadêmico, mas também apresenta pessoas com uma formação teológica, são pessoas que sempre possuem a responsabilidade de compartilhar o conhecimento teológico com um número expressivo de pessoas, são geralmente líderes de um grupo de pessoas. Apresentando ou não uma formação acadêmica de teologia estas pessoas fazem um estudo mais aprofundado da teologia visto que, em uma posição de liderança torna-se necessário um conhecimento mais amplo que possa levar às pessoas a terem uma experiência de conhecimento que amplie seus horizontes, indo além das limitações que a teologia popular apresenta.
De cunho orientativo, tem a pretensão de levar os puramente leigos a terem uma visão mais hermenêutica da teologia através de palestras, pregações e aconselhamentos.

Nível acadêmico do discurso teológico 

  Se concentra em uma população bem reduzida e muito específica, são estudiosos profissionais da teologia. São pessoas que produzem literaturas como conceitos e definições pautadas em metodologias científicas, tendo como apoio uma visão puramente acadêmica do conhecimento.
Tem como principal objetivo ser um complemento formal do conhecimento na área teológica. Somente pode ser adquirido por meio de uma educação formal e geralmente não se limita a um curso superior, indo bem mais além a nível de especializações, mestrados e doutorados.

Solidarizando os níveis do discurso teológico

 É importante salientarmos que que os diferentes níveis do discurso teológico não são concorrentes entre si, nem mesmo se apresentam melhores ou mais importantes uns que os outros, mas muito pelo contrário eles se completam solidariamente e juntos tem o poder de abranger todas as classes sociais, econômicas e intelectuais da população.
 Por isso cada um dos níveis deve ser considerado não como “dispositivos” diferentes com finalidades próprias, mas sim sendo partes integrantes de um “dispositivo” maior cuja finalidade única é levar o conhecimento teológico a todos de forma indistinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário