Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

ABISMOS NA BUSCA DO SENTIDO DO TEXTO BÍBLICO


Abismo Espacial

    A grande distância existente entre o lugar dos fatos acontecidos biblicamente e o lugar onde vivemos torna a interpretação difícil, pois a intensão original do texto leva em conta aspectos geográficos que incorrem modos de vida ou de subsistência dos quais não temos experiência e que podem nos levar a deduzir erroneamente o contexto lavando a uma produção de sentido pobre ou equivocada.

Abismo Temporal

    Ao se falar da grande distância temporal em que os textos bíblicos foram escritos, automaticamente implica em uma diferença de modo de pensamento sobre a vida, a ciência e a natureza que precisam ser consideradas no advento da interpretação e consequentemente na produção de sentido. É necessário avaliar os acontecimentos com uma visão histórica original para se fazer uma correta interpretação e uma visão histórica atual para que se tenha uma produção de sentido do texto adequada.

Abismo Cultural

    Não é possível interpretar um texto tentando interpretar os acontecimentos do mesmo se balizando pela nossa cultura, pois se hoje, onde vivemos o mesmo período histórico que os povos orientais, ainda assim há uma grande divergência em nossas culturas, tanto mais tendo uma grande distância temporal o cuidado deve ser ainda maior. Entender a cultura dos textos de acordo com o lugar e o tempo vivido é fundamental para a correta contextualização do texto.


Abismo linguístico-idiomático

    As diferenças linguístico-idiomáticas precisam ser observadas com muito critério e responsabilidade, pois até mesmo a versão da bíblia que se lê pode ter fortes cargas interpretativas que, não necessariamente expressam o conteúdo original da escrita. Pensado por este lado é importante conhecer a língua ou acessar obras de linguistas que fazem um estudo sério das traduções bíblicas para não corrermos o risco de interpretar uma interpretação e não o texto em sua maior originalidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário