Total de visualizações de página

77,520

domingo, 31 de janeiro de 2016

MENSAGEM: SE OUVIMOS JESUS TUDO VAI BEM

  • Texto Base: João 21: 2 a 6

2 - estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, e os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.
3 - Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
4 - E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.
5 - Disse-lhes, depois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
6 - E ele lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.

  • Texto Auxiliar 1: Mateus 4: 18 a 20

18 - E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.
19 - E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
20 - Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no.

  • Texto Auxiliar 2: Isaias 9: 1 e 2

1 - Mas a terra que foi angustiada não será entenebrecida. Ele envileceu, nos primeiros tempos, a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios.
2 - O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra de morte resplandeceu a luz.

Is 9V1
  No texto de Isaias vemos a revelação dada por Deus como profecia da vinda do Messias, a narrativa descreve com exatidão onde Jesus começaria a igreja. Em Zebulom e Naftali, junto ao caminho do mar na Galiléia dos gentios.

Is 9V2
  O mundo depois de 400 anos sem que a palavra de Deus fosse manifesta, passaria por densas trevas espirituais e justamente ali no endereço citado a luz brilharia outra vez através do ministério de Jesus.

Mt 4V18
  Aqui vemos o cumprimento da profecia de Isaias de forma fiel, Jesus caminhando junto ao mar da Galiléia iria começar a recrutar seus discípulos. Os primeiros a serem encontrados foram Pedro e André que trabalhavam conforme a profissão que tinham, eles eram pescadores.

Mt 4V19
  Jesus os chama e afirma que havia uma vocação, um chamado de Deus para eles, chamado este onde eles deveriam trocar as redes de pesca pela palavra de salvação, pescando agora homens a serem salvos e não mais peixes.

Mt 4V20
  Outro detalhe interessante é que a bíblia não cita nenhum tipo de discussão da parte de Pedro e André, mas pelo contrário, eles deixaram imediatamente o que estavam fazendo e seguiram a Jesus.

Jo 21V2 e V3
  Jesus já havia sido crucificado, já havia ressuscitado e inclusive já havia aparecido aos discípulos duas vezes, primeiro quando Tomé não estava e depois quando Jesus pede que Tomé toque nas feridas de suas mãos, exortando-o a ser crente e não incrédulo.
  Naquele dia estavam Pedro e outros discípulos, e justamente Pedro que foi o primeiro discípulo a ser recrutado por Jesus diz aos outros que iria pescar, os demais seguem a Pedro e vão também. Naquele momento Pedro lidera os discípulos a abandonarem a dedicação a Jesus, ele se esquecera que Jesus quando o chamou disse que sua vida mudaria e já não seria pescador como antes, mas agora ele deveria se dedicar em apregoar os ensinos do mestre.


  Jo 21V4
   Pedro era pescador profissional, ele sabia bem o que fazer para pescar, conhecia os tipos de redes a serem usadas, os tipos de embarcações, os lugares propícios, os horários corretos, enfim ele sabia e bem como pescar. Com todo este conhecimento ao seu favor, ainda assim passaram uma noite inteira sem pegar sequer um peixe.
    O homem durante toda a sua existência está aprendendo, seja com a educação formal através das escolas e faculdades, seja por si só lendo ou pesquisando e até mesmo com as experiências de vida que são adquiridas com o tempo. O crente em um dado momento de sua vida é chamado por Jesus para a salvação e para a realização de um projeto de salvação e a partir do momento em que se define ele passa a entender que sua vida não mais lhe pertence, mas pertence a Deus (Gálatas 2:20).
   Era para ser simples assim, Deus agora controla tudo em nossa vida e sabemos que tudo irá bem, mas o que acontece muitas vezes é que confiados em nossos recursos e entendimentos, esquecemos de Deus e ficamos por nossa própria conta. Da mesma forma que aconteceu com os discípulos se esquecemos de Deus e confiamos em nós mesmos, por mais que tenhamos motivos para isso, estamos fadados ao insucesso.

Jo 21V5
   Pela manhã Jesus os encontra na praia frustrados e eles não o reconhecem, e é exatamente assim, pois quando confiamos em nós e não em Deus nos afastamos de Jesus ao ponto de não mais reconhece-lo como nosso mestre e salvador.

Jo 21V6
   Jesus os orienta a jogar a rede à banda da direita e eles assim fizeram e pegaram 153 e três grandes peixes. A banda da direita simboliza nosso lado destro, nossa razão e quando a nossa razão é sobrepujada pela vontade de Deus o milagre acontece e tudo vai bem. Jesus sendo filho de Deus sempre colocou o projeto do Pai acima de sua vontade, veja que Isaias profetiza e Jesus cumpre exatamente como estava escrito para que se cumprisse a vontade do Pai.

   Jesus deixou o exemplo, precisamos deixar nossa razão em segundo plano e nos atentar para a voz de Deus e seu projeto para cada um de nós. Quando assim fizermos tudo irá bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário